Planejando as tarefas domésticas!

Estava assistindo o programa "mais você" da Ana Maria Braga esses dias e vi uma Personal Organizer (Um especialista que promete pôr tudo em ordem de maneira inteligente) então ela mostrou uma planilha de tarefas diárias, semanal, mensal, semestral. Planejar as tarefas domésticas e distribuí-las durante a semana é uma ótima forma de facilitar sua vida!Ainda mais quem é super detalhista e não sossega enquanto não ver a casa brilhando, e acaba levando uma rotina muito cansativa, acaba fazendo tarefas que poderia fazer outro dia, ou esquece o que realmente esta precisando fazer! Então nada melhor como uma planilha para nos auxiliar vou dar umas dicas de tarefas diárias, semanais, mensais e semestrais! 

Fazer todos os dias
- Lavar a louça (quantas vezes precisar, e são mts por sinal rs);
- Fazer a cama;
- Varrer e passar pano na casa;
- Limpar os banheiros;
- Fazer comida;
- Limpar o fogão; (uso desengordurante VEJA de limão é muito bom)
- Esvaziar o lixo do banheiro e da cozinha;

- Checar a agenda;
- Molhar as plantas;
- Passear com o animal de estimação
- Colocar a comida do animal de estimação e limpar suas necessidades


Fazer uma vez por semana 
- Lavar e trocar roupas de cama e banho; (eu lavo separadas, roupas brancas, roupas pretas, roupas de banho, roupas coloridas, futuramente farei um poste sobre esse assunto!)
- Lavar banheiros;
- Limpar geladeira;
- Limpar e tirar poeira de móveis;
- Limpar os vidros e espelhos; (eu uso o vidrex VEJA)
- Aspirar o tapete;
- Aspirar o sofá
- Limpar o microondas


Fazer uma vez por Mês

- Limpar e arrumar a dispensa;

- Organizar e limpar armários;
- Limpar as prateleiras;
- Lavar azulejos e limpar rejuntes;
- Lavar cozinha;
- Limpar vidros das janelas;- Limpar paredes, portas e interruptores;
- Lavar os tapetes;
- Limpar o freezer;
- Limpar dentro dos armários;
- Limpar o filtro de água;
- Tirar pó das lâmpadas e lustres;
- Limpar e higienizar os telefones (limpo com água e um pouco de álcool ou paninho álcool em gel);
- Limpar sapateira
- Limpar máquina de lavar


Semestral 
- Lavar cortinas;
- Limpar ventiladores de teto;
- Lavar os travesseiros;
- Limpar molduras e rodapés


Sendo assim dá para ter uma base de como montar a planilha! Veja alguns exemplos:
Esse exemplo tirei do blog 
Enfim casada




Esse exemplo tirei do blog Soluções Domésticas




Essa planilha foi o exemplo do programa mais você
 :
     





Esse exemplo eu tirei do blog: Organize sem frescuras











Então depois das dicas e de ver os exemplos é só imprimir essa planilha vazia ou você mesma montar a sua porque cada uma precisa fazer uma tarefa diferente em casa (porque nem todas tem animais de estimação, plantas...) É só imprimir várias folhas dessa e cada final de semana de preferência domingo, vai anotando o que terá que fazer durante a semana!





29 comentários:

  1. Ridúculo! Ainda mais no século XXI! As mulheres não vivem e nem se casam pra ficar lavando roupa e arrumando a casa. Essa publicação é um insulto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só acho que independente do século, limpeza e organização fazem muito bem!
      Realmente vivendo no lixão ninguém casa. Isso chama se "escolha". cada um faz a sua.

      Excluir
    2. só acho que independente do século, limpeza e organização fazem muito bem!
      Realmente vivendo no lixão ninguém casa. Isso chama se "escolha". cada um faz a sua.

      Excluir
    3. Mas que isso mulher ! Cabe ao ser humano ser limpo individualmente ,isso é questão de saùde!

      Excluir
    4. Mas que isso mulher ! Cabe ao ser humano ser limpo individualmente ,isso é questão de saùde!

      Excluir
    5. Isso pode ser para a funcionária!!! Calma!!!

      Excluir
    6. isso serve pra vc e pra seus filhos e filhas e pro seu ou futuro marido, então nao tem nada de ridiculo!

      Excluir
    7. Serve para todos, sou solteiro e gostei muito da tabela para poder me organizar.

      Excluir
    8. Então o que Vs.Senhoria está fazendo aqui?
      Achei muito útil a publicação.
      Já uso o esquema para que toda a família consiga manter o lar organizado, cada um com sua respectiva tarefa.

      Excluir
    9. Qurm disse que serve só para a mulher casada? Serve para todos os moradores da casa, para pessoas que moram sozinhas, para quem achar útil.

      Excluir
    10. Que pensamento escroto esse seu. Casa arrumada é muito bom. Pare de ser escroto e mostre a cara. Ficar com fotinho fake, é muito fácil. Povo besta!!

      Excluir
    11. Ridículo e vc em pleno século xxI,contar essa piada.

      Excluir
    12. MANIA DE CONFUNDIR FEMINISMO COM PORQUICE.

      Excluir
    13. Saber manter uma casa limpa, não é insulto, É SUA INDEPENDÊNCIA. DE PODER UM DIA MORAR SOZINHO, PQ NEM TODO MUNDO TEM CONDIÇÃO DE TER EMPREGADA OU DIARISTA. TODO HOMEM E TODA MULHER DEVERIAM SABER MANTER UMA CASA LIMPA E ORGANIZADA, agora se vc acha que morar em casa porca e empoeirada é o futuro, boa sorte.

      Excluir
    14. Para quem acha um absurdo essa publicação, deve ter alguém que faça, Ou gosta da bagunça.
      Para as pessoas normais e saudáveis é importante ter a casa limpa e organizada.
      Amei as dicas

      Excluir
  2. Excelente! Estava procurando dicas de como organizar a rotina das tarefas aqui de casa juntamente com meu esposo e gostamos muito de suas dicas!!! Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  3. Resumiu de forma completa. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. A organização é a alma do equilíbrio psicológico.

    ResponderExcluir
  5. amei! tem tantas coisas para fazer,não sabe por onde começar,que tal comerçarmos com as listas de tarefas?

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO, ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA PARA HOMENS, MULHERES, FILHOS. CASADOS,SOLTEIROS É ESSENCIAL

    ResponderExcluir
  7. Achei ótima para organizar a divisão das tarefas da casa

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei! Ah tempos procuro algo para me ajudar... trabalho fora, mas amo arrumar minha casinhaa!!!

    ResponderExcluir
  9. Amei...faz com q a depressão melhore a auto estima tbm... é como se organizasse a alma.melhorei muito.

    ResponderExcluir
  10. POIS EU GOSTEI MUITO DESTA LISTA, EU TENHO MUITA COISA PARA FAZER, ESTUDO , IGREJA CASA FILHOS , MARIDO DOENTE, FAÇO COMPRAS... A ASSIM VAI , SE NÃO ME ORGANIZAR ALGUMA COISA PASSA ABATIDO,QUE NÃO DEVERIA ESTA LISTA ME AJUDARÁ MUITO A DIVIDIR MEU TEMPO MELHOR...

    ResponderExcluir
  11. Eu achei ótimo para orientar a nossa funcionária.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar ! Vai me ajudar bastante!

    ResponderExcluir
  13. Excelente! Essa lista é muito útil e seu blog é muito lindo. Não se importe com alguns comentários imbecis de pessoas preguiçosas e sujas que não têm coragem de pegar numa vassoura e limpar a própria casa.

    ResponderExcluir